No meu copo 1032 - Castas Escondidas 2018

Vídeo em https://youtu.be/4bM9XWuh_7A

Continuamos no universo da Casa Ferreirinha e apresentamos em estreia absoluta este Castas Escondidas, descoberto pela primeira vez em 2021.

A panóplia de castas é tão diversa que até se torna cansativo listá-la. O segredo está na presença de castas menos usadas ou menos conhecidas, daí o nome Castas Escondidas.

Apresenta-se como um vinho aberto, de cor rubi clara e brilhante, não muito concentrado, num perfil mais leve e suave.

É persistente, amplo e macio, madeira muito discreta e taninos arredondados. No aroma sobressaem as notas de fruta vermelha e alguma especiaria, também presente na prova de boca. Forma um conjunto muito equilibrado e guloso, com grande apetência para a mesa e que se torna fácil de querer beber.

Sendo um vinho ainda relativamente jovem, mostra-se claramente com capacidade para evoluir, crescer e ganhar complexidade em garrafa. É essa, pelo menos, a expectativa que esta primeira garrafa gerou.

Está colocado num patamar de preço acima do Callabriga e abaixo do Quinta da Leda – e talvez por isso se veja agora o preço do Quinta da Leda a ser tão puxado para cima. De qualquer modo, abriu o apetite para futuras provas, porque para estreia saiu-se muito bem.

Vamos ficar a aguardar algum tempo para revisitá-lo. Para já, promete.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Castas Escondidas 2018
Região: Douro
Produtor: Casa Ferreirinha - Sogrape
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Tinta Amarela (18%), Vinhas Velhas (18%), Touriga Fêmea (15%), Tinta Francisca (14%), Tinto Cão (12%), Touriga Nacional (10%), Touriga Franca (9%), Marufo Tinto (2%), Bastardo (2%)
Preço: 29 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários