No meu copo 889 - José de Sousa Reserva tinto 2017

Vídeo em https://youtu.be/koEvhdimqI0

Já conhecemos há muitos anos os vinhos José de Sousa, mas esta é a primeira prova do José de Sousa Reserva.

Dada a sua proveniência, e depois das provas mais recentes dos vinhos elaborados na Adega José de Sousa (como o Domingos Soares Franco Colecção Privada Grand Noir e o Domingos Soares Franco Colecção Privada Alentejano), naturalmente que o que se espera dum vinho desta gama só pode ser algo de muito bom! E é!

Tendo em conta o elevado preço, as expectativas só podem ser altas, e o vinho não defraudou minimamente.

De cor granada intensa com algumas nuances rubi muito ligeiras, é um vinho com uma belíssima estrutura e amplitude de boca, com taninos bem marcados mas redondos. No aroma temos fruta preta e vermelha como dominante, com profundidade mas ainda algo contido, pelo que é expectável que os aromas ainda se desenvolvam de forma mais intensa pois é notória a sua juventude.

O final é intenso, vibrante mas suave – é um daqueles poucos vinhos em que se conjugam estrutura e alguma pujança com suavidade e elegância.

Claramente um vinho de guarda, que vai evoluir muito bem na garrafa e a que se augura longa vida, neste momento já se bebe com imenso prazer como esta prova demonstra. É o que se chama um vinho guloso, em que apetece beber sempre mais um bocadinho.

Fermentou parcialmente em diferentes meios: ânforas de barro, lagares e cubas de inox. Depois do lote constituído, estagiou 8 meses em barricas novas de carvalho francês e americano, estando a madeira perfeitamente doseada e integrada no conjunto, sem ser impositiva e transmitindo ao vinho apenas as qualidades necessárias e suficientes.

Mesmo o elevado grau alcoólico está bem balanceado e não torna o vinho cansativo, como tantas vezes acontece.

Belo vinho! Pode ser repetitivo, mas é mais um excelente trabalho saído da batuta de Domingos Soares Franco.

Mais um para as nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: José de Sousa Reserva 2017 (T)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos
Grau alcoólico: 14%
Castas: Grand Noir, Aragonês, Syrah
Preço: 18,99 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários