No meu copo 755 - Domingos Soares Franco Colecção Privada, Grand Noir 2015

Este vinho é uma novidade, provavelmente única, no portefólio que Domingos Soares Franco baptizou como “Colecção Privada”.

O enólogo-chefe e vice-presidente da José Maria da Fonseca tem sido um dos pioneiros na utilização de castas menos faladas e menos conhecidas em Portugal, e tem-nas usado para os seus “Colecção Privada”. Foi um dos primeiros a lançar um branco monocasta de Verdelho, foi um dos responsáveis pela recuperação do quase desaparecido Moscatel Roxo tendo a ousadia de lançá-lo num rosé, lançou vinhos brancos e tintos com misturas de centenas de castas, e agora apresenta-nos este primeiro Colecção Privada elaborado no Alentejo com a casta Grand Noir.

Segundo o próprio, esta experiência foi a primeira e única e não se repetirá, pois necessita da casta para os lotes dos vinhos da empresa em Reguengos, os da marca José de Sousa, da antiga Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes.

Como estas Colecções Privadas nos têm oferecido sempre novidades muito interessantes, pareceu-nos que esta seria uma oportunidade a não desperdiçar.

Este Grand Noir apresenta-se com uma cor vermelha profunda, quase retinta, corpo forte e bem estruturado, complexo no aroma e na prova de boca, com notas de frutos pretos, final de duração média mas intenso e complexo.

Foi vinificado em lagar de inox, sem filtração nem estabilização pelo frio, e foi engarrafado ao fim de 8 meses sem ter estagiado em madeira.

É, portanto, um vinho puro de cuba e que demonstra que a madeira é demasiadas vezes usada em exagero e sem necessidade. Este parece ser um vinho com boa capacidade para envelhecer e muito gastronómico, onde os taninos estão presentes mas equilibrados.

Pergunta-se se a madeira poderia melhorar o vinho e a resposta é duvidosa. Seria certamente diferente, mas não necessariamente melhor.

Mas esta é uma opinião que já tenho há muitos anos: acho que se abusa da madeira nos vinhos portugueses, sendo que nos brancos por vezes é um despautério. Mas isto sou eu, que só os bebo e não os faço.

Em suma: excelente vinho, se possível a repetir, se ainda houver por aí.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Domingos Soares Franco Colecção Privada, Grand Noir 2015 (T)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: José Maria da Fonseca Vinhos
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Grand Noir
Preço: 13,95 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários