Na minha mesa 786 - O Teodósio (Guia - Albufeira)



É tempo de falarmos dum restaurante que é um verdadeiro caso de sucesso há mais de 25 anos. Trata-se do Teodósio, na Guia, a meia-dúzia de quilómetros de Albufeira.

A Guia é uma povoação que é atravessada pela famosa Estrada Nacional 125 e que se tornou conhecida basicamente por dois factores: o parque aquático Zoomarine e o famoso frango da Guia. Mas tarde viria a surgir o Algarve Shopping e também ali perto cresceu a vinha de Cliff Richard, que entretanto já mudou de mãos.

Mas o verdadeiro caso de estudo é este Teodósio - O Rei dos Frangos, que criou o célebre prato que ficou conhecido simplesmente como frango da Guia.

Ali à volta os restaurantes que anunciam ter “frango da Guia” pululam como cogumelos, e pelo país fora o nome foi exportado como “franguinho da Guia”, “frango tipo-Guia” e outras imitações, que são isso mesmo: imitações. Mas é no Teodósio que os clientes caem em peso, tornando por vezes um verdadeiro pesadelo tentar arranjar uma mesa para jantar. Muito antes das 8 da noite, e sobretudo no Verão, são às dezenas as pessoas em lista de espera para se sentar, que se acumulam no exterior dos dois lados do edifício. Há quem tenha paciência para esperar mais de uma hora e meia para comer uns pedacinhos de frango assado (na realidade deveria chamar-se pinto) com batatas fritas e salada. Nas fotos de baixo, podemos ver o aspecto duma das salas num dia de Agosto, às 19 h e às 19:30...

Mas qual é, afinal, a razão para tamanho sucesso? Porque fazem as pessoas dezenas de quilómetros para comer frango naquele local? Porque, até prova em contrário, aquele franguinho é diferente, tem outro sabor e é acompanhado por uma salada de tomate que também não tem igual noutros locais. A simplicidade daquele prato é desarmante, mas é isso que faz o seu encanto. E mesmo sabendo que podem apanhar uma seca monumental, as pessoas continuam a ir lá e esperar horas...

Costuma dizer-se que raramente a cópia é melhor que o original. Pois é isso que acontece com o Teodósio: este é o original, os outros tentam copiar. Mas como se pode constatar passando lá à porta, sem grande sucesso.

Vale a pena ir lá? Vale sim senhor. Mas de preferência, seja para almoçar ou jantar, vá cedo. Muito cedo.

Kroniketas, gastrónomo em trânsito

Restaurante: O Teodósio – Rei dos Frangos
Rua do Emigrante, 50
Guia
8200-440 Albufeira
Telef: 289.561.318
Preço por refeição: 15 €
Nota (0 a 5): 3,5

Comentários