No meu copo 1023 - Esporão Quatro Castas 2014

Vídeo em https://youtu.be/NE76iPE5u-8

Já aqui foi contada, em diferentes ocasiões e diversos episódios, a história deste Quatro Castas, um tinto produzido na Herdade do Esporão com as quatro melhores castas tintas de cada ano.

Depois da versão inicial denominada como Reserva, o vinho estilizou-se, modernizou-se, por dentro e por fora da garrafa, e passou a ser lançado mais novo.

Também já aqui se referiu, noutras ocasiões, que ficou diferente mas não necessariamente melhor.

Habitualmente é posto à venda muito novo, o que, se por um lado lhe dá alguma frescura acrescida, por outro retira-lhe personalidade.

Por isso resolvi guardar esta garrafa, adquirida em 2016 (portanto quando o vinho tinha apenas dois anos de existência), para uma ocasião mais tardia. Resolvi abri-lo agora, quase 6 anos depois, e o vinho ganhou com isso.

Mostrou-se mais maduro, com os aromas e sabores mais integrados, e com bastante mais complexidade. Os taninos estão ainda bem presentes embora mais amansados. O aroma é profundo e intenso, com notas de evolução. Apresenta uma boa estrutura e pujança na prova de boca.

Em resumo, mostrou-se ainda com bastantes sinais de juventude mas já com numa idade mais “adulta”. O que esta prova demonstra é que não se ganha em bebê-lo novo, logo quando é posto à venda.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Esporão Quatro Castas 2014 (tinto)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: Esporão
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Syrah, Touriga Franca
Preço em feira de vinhos: 7,99 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários