No meu copo 1015 - Château La Garde Pessac-Léognan branco 2018

Vídeo em https://youtu.be/FVp0_QNd7IQ

Por ocasião do evento “Vinhos sem fronteiras” organizado pela garrafeira Néctar das Avenidas, tive oportunidade de provar diversos brancos franceses, centrados nas regiões de Bordéus e Borgonha.

Nesta prova específica, foram provados quatro brancos e quatro tintos, equitativamente distribuídos entre as duas regiões os tintos, com predominância dos borgonheses os brancos.

Entre oito vinhos de altíssimo nível (com preços de venda a condizer), houve dois que particularmente nos encantaram e levaram a adquirir dois dos brancos provados, com o respectivo custo a dividir por três interessados.

É desses dois vinhos que falamos agora, começando pelo de Bordéus.

Elaborado com base em Sauvignon Blanc (no seu berço) complementado com Sémillon, apresenta-se com um aroma exuberante da casta predominante, marcadamente frutado e com notas vegetais, muito redondo e com amplitude de boca, belíssima acidez e grande suavidade, com final intenso, prolongado e elegante.

Estagiou em madeira mas, ao contrário do que infelizmente tanto acontece em Portugal, não há sinais de qualquer sobreposição da madeira sobre os aromas do vinho. Um exemplo que por cá deveria ser aprendido e seguido.

Estagiou 11 meses em barrica (50% nova) mas não há sinais de qualquer sobreposição da madeira sobre os aromas do vinho.

Fazendo jus à grande qualidade dos brancos franceses, é um vinho de altíssimo gabarito que nos faz ter pena que a garrafa acabe...

Quase apetece dizer que é um desperdício bebê-lo com comida, pois saboreia-se muito melhor com apenas umas entradas relativamente suaves.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Château La Garde Pessac-Léognan 2018 (B)
Região: Graves - Bordéus (França)
Produtor: Château La Garde (Parempuyre)
Grau alcoólico: 13%
Castas: Sauvignon Blanc, Sémillon
Preço: 31,50 €
Nota (0 a 10): 9

Comentários