No meu copo 999 - Monte Velho rosé 2020

Vídeo em https://youtu.be/_pkCjICITww

E de repente, uma surpresa!

As surpresas acontecem quando não se espera, não é verdade? É o que veremos em seguida.

Este Monte Velho rosé, lançado pela primeira vez este ano pelo Esporão (e que vem fazer companhia ao clássico Monte Velho tinto e ao bem mais recente Monte Velho branco) foi adquirido numa feira de vinhos de 2021 mais por curiosidade do que outra coisa, com as expectativas não muito elevadas.

O vinho foi aberto também sem uma grande preparação para uma refeição adequada, para acompanhar umas febras de porco fritas com molho, um pouco com o pensamento “vamos lá ver como é que ele se comporta nestas circunstâncias...”

A verdade é que se portou muitíssimo bem! Aliás, os últimos rosés que tenho experimentado pela primeira vez (e ao longo de 2021 foram vários) têm proporcionado momentos de degustação bastante agradáveis… surpreendentemente, ou talvez não.

Isto significa que os rosés, em Portugal, estão a ser levados cada vez mais a sério, e já são produzidos com o objectivo de serem produtos gastronómicos e não apenas umas sobras das uvas tintas, como aconteceu durante algum tempo. Existem vários exemplos em que as uvas tintas para a produção de rosés são escolhidas, acompanhadas e colhidas de forma diferente das uvas das mesmas castas destinadas a vinhos tintos – por vezes são mesmo colhidas em talhões diferentes.

Daqui resultam vinhos cada vez mais sérios e melhores, o que só abona em favor dos produtores que seguem este caminho.

Tudo visto e somado, o que nos apresenta este Monte Velho rosé?

Um vinho de cor relativamente aberta mas não tanto como agora acontece com aqueles rosés de perfil “à la Provence”, muito descoloridos – a tal onda em que todos vão atrás. Este é mesmo um cor-de-rosa bem vincado, a fugir daquele salmão em que quase não se distinguem uns dos outros.

No aroma apresenta notas evidentes de frutos vermelhos, com algumas nuances florais e vegetais ali pelo meio.

Na boca apresenta-se elegante e suave mas de paladar intenso e persistente, com muita frescura e uma óptima acidez.

Em suma, tem tudo para agradar. Não negue, à partida, um vinho que desconhece...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Monte Velho 2020 (R)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: Esporão
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Touriga Nacional, Aragonês, Tinta Caiada, Syrah
Preço em feira de vinhos: 5,49 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários