No meu copo 955 - Bacalhôa, Merlot 2016

Vídeo em https://youtu.be/NB4hKdfm5-I

Dentro desta gama de vinhos monocasta da Bacalhôa que têm passado por aqui ao longo dos últimos meses, este será porventura o melhor tinto que já tive oportunidade de provar.

Este Merlot, a casta emblemática de Bordéus nas sub-regiões de Saint-Émilion e Pomerol (onde nasce o famosíssimo Petrus) apresenta-se como um grande vinho, à boa maneira dos tintos bordaleses.

Não muito frutado mas com algumas notas de aromas secundários, algum cacau e alguma tosta da madeira muito bem integrada sem ser impositiva – estagiou 21 meses em barricas de carvalho francês que não marca minimamente o vinho com aqueles excessos que por vezes encontramos.

Na boca é elegante, estruturado, amplo e redondo, com taninos firmes mas sedosos, final longo e macio. Delicado como poucos (a tal finesse), faz jus ao perfil da casta como amaciadora dos lotes típicos de Bordéus em que faz parceria com o Cabernet Sauvignon, mais robusto e taninoso.

Pelo preço que custa, é um vinho imperdível! Certamente um dos melhores monocasta de Merlot feitos em Portugal, que vale a pena repetir.

Entra directamente para a nossa lista de sugestões, porque este é mesmo para revisitar.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Bacalhôa, Merlot 2016 (T)
Região: Península de Setúbal
Produtor: Bacalhôa Vinhos
Grau alcoólico: 14%
Casta: Merlot
Preço: 9,98 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários