No meu copo 952 - Quinta dos Carvalhais Branco Especial (Engarrafado em 2019)

Vídeo em https://youtu.be/FVB956wxXhA

Esta foi a primeira vez que este vinho me passou pela mesa. Já o tinha conhecido há alguns anos, no então chamado “Encontro com o Vinho e Sabores”, depois de ter sido escolhido para o painel “Escolha da imprensa”.

Tive oportunidade de prová-lo nessa ocasião e desde logo se revelou algo especial, um vinho completamente diferenciado.

Depois dessa data tive oportunidade de me voltar a cruzar com ele e decidi que um dia havia de comprá-lo e prová-lo como devia ser: à refeição.

Assim se fez e o resultado não fugiu a nada do que se esperava. É um vinho completamente fora da caixa e das regras a que estamos habituados. Não tem data de colheita porque resulta de várias colheitas: esta edição, engarrafada em 2019, resultou da mistura de uvas de 8 colheitas – 8!

2004, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2018 foram os anos escolhidos para integrar esta edição.

As várias colheitas estagiam em madeira perfazendo, neste caso, um tempo médio de 7 anos de estágio entre as várias colheitas. Mas ao contrário do que se vê noutras ocasiões, aqui não temos uma madeira impositiva, antes integrada e a arredondar o conjunto e a dar-lhe complexidade.

O aroma é contido e austero mas profundo, libertando-se ao fim de algum tempo. É um vinho que beneficia com a decantação para poder expressar-se na plenitude.

Grande volume de boca, persistente, complexo e longo. Requer também uma temperatura acima do habitual para os brancos para se encontrar no fundo do copo as notas de evolução que persistem durante algum tempo, com laivos de mel, frutos secos, algum vegetal e mineralidade.

Um vinho branco enorme, que todos deviam provar pelo menos uma vez!

Assim vale a pena o que se paga por ele.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta dos Carvalhais Branco Especial (B) - Sem data de colheita (Engarrafado em 2019)
Região: Dão
Produtor: Sogrape Vinhos
Grau alcoólico: 14%
Castas: Encruzado, Gouveio, Sémillon e outras
Preço: 37,5 €
Nota (0 a 10): 9,5

Comentários

15672 disse…
Fico muito curioso.