No meu copo 884 - Villa Alvor Singular, Sauvignon Blanc 2018

Este é o primeiro vinho do projecto da Aveleda no Algarve, onde antes existia a Quinta do Morgado da Torre, na zona da Penina, perto de Alvor.

Agora com o nome de Villa Alvor, esta nova fase apresenta uma gama de vinhos mais alargada, na qual a designação Singular passou a denominar os vinhos monocasta, sendo que o Sauvignon Blanc é uma das variedades em destaque a julgar pelo que se pode encontrar no comércio.

Este exemplar pretende expressar as qualidades do Sauvignon Blanc no terroir do Algarve. De facto os aspectos marcantes da casta estão lá. No entanto falta-lhe alguma exuberância e, principalmente, uma certa tipicidade.

No conjunto o vinho não desilude, mas também não encanta. Dito de outra forma, parece um Sauvignon Blanc meio envergonhado, com tudo muito discreto e contido.

Não quer dizer que seja mau, pelo contrário, é bem agradável. No entanto, conhecendo o Sauvignon Blanc que se faz em Portugal um pouco por todo o lado, este Villa Alvor fica, para já, uns furos abaixo. E para o preço que custa exige-se um bocado mais.

Vamos aguardar pela oportunidade de provar os vinhos da marca de entrada, o Villa Alvor, que poderão ajudar a perceber melhor o perfil que a Aveleda pretende para estes vinhos.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Villa Alvor Singular, Sauvignon Blanc 2018 (B)
Região: Algarve (Portimão)
Produtor: Aveleda – Villa Alvor
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço: 11,99 €
Nota (0 a 10): 7,5


Vídeo em https://youtu.be/nsaLY5r1MSo

Comentários