No meu copo 533 - Herdade do Peso branco 2014

Continuamos na zona da Vidigueira, agora para falar do primeiro branco lançado pela Sogrape na Herdade do Peso.

Situada próximo de Pedrógão, cerca de 13 km a sueste da Vidigueira e algures entre as Cortes de Cima e a Herdade do Sobroso, a Herdade do Peso foi pioneira dentro do universo Sogrape na implantação da chamada “viticultura de precisão”, com a instalação de estações meteorológicas e a monitorização permanente dos vários terroirs da propriedade, de modo a adaptar cada casta à parcela mais adequada e acompanhar em permanência o estado de maturação das uvas.

Depois da reconversão do portefólio de tintos, que começou com a substituição dos Sogrape Reserva do Alentejo (à semelhança do que aconteceu no Dão com a substituição pela marca Quinta dos Carvalhais e no Douro com as marcas da Casa Ferreirinha) pela marca Herdade do Peso (passando pelo Colheita, o Reserva, o Ícone, alguns varietais e mais recentemente o Trinca Bolotas), chega agora a vez deste branco produzido unicamente com uma casta típica do Alentejo e particularmente associada à sub-região da Vidigueira, o Antão Vaz.

De cor amarela-esverdeada, equilibrado, macio, persistente, com aroma predominante a frutos brancos e ligeiro citrino, apresenta-se contudo algo discreto no nariz, medianamente encorpado na prova de boca e final fresco mas pouco longo.

É um vinho a rever com alguma atenção, pois poderá ter alguma evolução para melhor, faltando-lhe alguma complexidade e um aroma mais exuberante. Pontuamo-lo ligeiramente em baixa, mas com margem para subir.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Herdade do Peso 2014 (B)
Região: Alentejo (Vidigueira)
Produtor: Sogrape Vinhos
Grau alcoólico: 13%
Casta: Antão Vaz
Preço em feira de vinhos: 7,49 €
Nota (0 a 10): 7

Comentários