No meu copo 978 - Quinta de São Francisco tinto 2018

Vídeo em https://youtu.be/Zaur0hQzgA4

Este é um vinho com alguma tradição na nossa garrafeira, embora não seja consumido com frequência. Mas é já um velho conhecido e é um daqueles que normalmente não nos deixam ficar mal.

Dentro do portefólio da Companhia Agrícola do Sanguinhal, e pensando nas três marcas emblemáticas da casa que ostentam os nomes das respectivas quintas – Quinta das Cerejeiras, Quinta de São Francisco e Quinta do Sanguinhal – a marca Quinta de São Francisco é aquela que habitualmente nos apresenta vinhos mais suaves, tanto ao nível do branco como do tinto.

No caso deste tinto de 2018, que se apresenta ainda com bastante juventude, revela uma robustez moderada, com boa mas não excessiva acidez, notas de frutos vermelhos bem evidentes combinadas com alguma especiaria, boa amplitude de boca e boa persistência, com final marcado por uma adstringência contida e um leve toque de madeira, discreta e bem integrada.

Curiosamente, e tendo sido provado há pouco mais de um ano o 2017, este pareceu agora mais suave e menos exuberante na então referida “explosão de aromas e sabores”, que agora no 2018 estava mais contida. Nem todos os anos são iguais, como se sabe, e os vinhos também não têm de ser.

Mas a base do perfil está lá: um perfil algo diferenciado e marcado por boa estrutura e acidez, que nos ajuda a perceber como se comportam os tintos atlânticos nesta zona mais a norte da região vitivinícola de Lisboa.

A ele voltaremos de vez em quando, pois faz parte das nossas escolhas.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta de São Francisco 2018 (T)
Região: Lisboa (Óbidos)
Produtor: Companhia Agrícola do Sanguinhal
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Castelão, Aragonês, Touriga Nacional
Preço em feira de vinhos: 5,59 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários

15672 disse…
Gosto bastante.