No meu copo 938 - Joana da Cana Reserva tinto 2016

Vídeo em https://youtu.be/3UNfJQylHp4

Terminamos a apresentação dos vinhos da família Joana da Cana, depois do Vinhas Velhas, Syrah Expression, tinto colheita e branco colheita.

Ficou para o fim este Reserva tinto porque, provados todos os vinhos, este foi o que mais me agradou, por diversas razões.

Desde logo por ser um vinho surpreendente, que foi elaborado com um duo de castas que pouco ou nada têm a ver com a região Tejo. E, no entanto, o resultado está muito para além do que poderia ser expectável, porque o carácter da região está bem presente no vinho. É um vinho de terroir, muito mais do que um vinho de castas.

É certamente uma questão de gosto, mas eu prefiro claramente um vinho feito com castas de fora da região e que, apesar disso, continua a expressar toda a tipicidade da região, do que um vinho que parece ter sido feito noutra região e transportado para ali. Já por aqui passaram alguns exemplos de ambos os casos, em que os segundos (vinhos do Alentejo ou de Setúbal a saber a Douro) francamente não me convenceram.

Neste Joana da Cana Reserva tinto temos toda a estrutura do Tejo, persistência, comprimento de boca, adstringência e álcool bem domados e integrados no conjunto. É um vinho desafiante, que pede pratos de carne bem temperados, com molhos fortes, com peso.

Os 15 graus de álcool poderão ser um problema se o vinho não for equilibrado e tornar-se agressivo. Não é o caso nesta colheita, onde se sente o teor alcoólico mas onde o conjunto acaba por se mostrar muito equilibrado, sem excessos, com o estágio em barrica a ajudar a amaciar o conjunto.

Sem desprimor para os outros vinhos aqui provados, parece-me que este está um degrauzinho acima dos restantes. Os perfis são obviamente distintos, mas este marcou mais a diferença do que os outros.

Muito bem. Está de parabéns a família Franco e toda a equipa que elaborou e obteve este belíssimo produto.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Joana da Cana Reserva 2016 (T)
Região: Tejo (Cartaxo)
Produtor: Rui Franco
Grau alcoólico: 15%
Castas: Tinta Barroca, Touriga Nacional
Preço: 13 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários