No meu copo 887 - Caves São João: 97 Anos de História tinto 2014

Com este vinho fechamos (até ver...) o nosso périplo pelos vinhos evocativos dos 100 anos das Caves São João.

A história já foi devidamente enquadrada em posts anteriores (aqui, aqui, aqui e aqui), e este foi o último vinho que tivemos oportunidade de adquirir e provar. O centenário completa-se este ano e ficou assinalado com o lançamento não de um, mas de dois vinhos: um espumante rosé e um Porto Vintage elaborado por Dirk Niepoort.

Esta é a nossa singela homenagem ao centenário deste produtor que tantos momentos de prazer vínico nos tem proporcionado.

Este 97 Anos de História tinto de 2014 evoca a década que mediou entre 1990 e 2000 e o destaque que foi dado às conferências mundiais sobre o clima.

Vinificado unicamente com Baga, a mais emblemática das castas tintas da Bairrada, estagiou durante 12 meses em pipas de carvalho francês, seguindo-se mais 18 meses em cubas de cimento. Foi engarrafado em 2017, dando origem apenas a 3908 garrafas.

Não é um tinto de Baga típico, na sua versão mais rústica e adstringente, pelo contrário apresenta-se muito macio e com uma elegância inusual. A cor é um rubi intenso, o aroma é profundo e complexo com notas de folhas silvestres e frutos pretos e do bosque, um leve toque de especiarias com taninos macios e bem integrados no conjunto.

Final intenso e persistente mas elegante.

Em suma, mais um belíssimo vinho desta década comemorativa do centenário. O preço é algo proibitivo mas dividido por vários torna-se mais acessível. Vale a pena conhecê-lo se ainda o encontrarem por aí.

Parabéns às Caves São João, e venham mais 100 anos. Espero poder degustar ainda mais algumas décadas...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Caves São João: 97 Anos de História 2014 (T)
Região: Bairrada
Produtor: Caves São João
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Baga
Preço: 45 €
Nota (0 a 10): 8,5


Vídeo em https://youtu.be/aBImbkxIku0

Comentários