No meu copo 553 - Caves São João: 93 Anos de História tinto 2011

Já foi divulgado em muitos locais o lançamento anual dos vinhos das Caves São João que, ao longo de 10 anos, pretendem evocar a história da empresa desde a sua fundação até ao 100º aniversário, que ocorrerá em 2020. Até lá, todos os anos é lançada uma edição especial que assinala uma determinada década.

A garrafa que aqui trazemos refere-se aos anos 50 do século XX e assinala os 93 anos de história da empresa com o lançamento de um vinho feito no Dão, à imagem e semelhança do emblemático Porta dos Cavaleiros. Para isso foi usada apenas a Touriga Nacional da colheita de 2011, tendo o vinho sido lançado em 2014.

O que encontrámos nesta garrafa foi um vinho encorpado, robusto, persistente, frutado e floral, com muitos anos de vida pela frente. De cor muito carregada, aroma intenso no nariz e grande presença na boca.

Se valeu os 25 € que demos por ele? Bem, essa é outra conversa. Tratando-se dum vinho especial, o que está em causa é saber como ele é e estar disposto a pagar por isso, mais pela curiosidade em conhecê-lo do que outra coisa.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Caves São João: 93 Anos de História 2011 (T)
Região: Dão
Produtor: Caves São João
Grau alcoólico: 14%
Casta: Touriga Nacional
Preço: 25 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários