No meu copo 809 - Casa das Gaeiras branco 2018

Os vinhos da Casa das Gaeiras já foram uma referência nos brancos há mais de 20 anos, com vinhos aromáticos e leves mas muito apelativos.

Estiveram fora do circuito durante muito tempo, mas com o renascimento da região de Lisboa e a certificação de muitos vinhos de qualidade, este nome voltou a aparecer nas prateleiras.

Não tem sido fácil retomar o contacto com estes vinhos, mas as poucas oportunidades surgidas não foram propriamente convincentes.

Em princípio estes serão dos vinhos produzidos mais próximo do mar, o que potencialmente lhes proporcionará uma frescura e acidez acrescidas – pelo menos é isso que somos levados a crer e é isso que sempre nos dizem. Mas na prática não foi bem isso que se verificou.

Tanto o tinto provado há algum tempo como, agora, este branco, não primaram pela acidez nem pela exuberância aromática. Nesse aspecto este branco foi mesmo uma certa desilusão. Mas as expectativas vinham de há um quarto de século, os vinhos mudaram, as referências também, e talvez não voltemos a encontrá-los como eram antes.

O que é pena. É bonzinho, mas não surpreende nem se diferencia. Há outras marcas pela zona muito mais bem conseguidas. Falta-lhe, talvez, alguma personalidade e tipicidade.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Casa das Gaeiras 2018 (B)
Região: Lisboa (Óbidos)
Produtor: Tapada das Gaeiras, Sociedade Vitivinícola
Grau alcoólico: 13%
Castas: Arinto, Chardonnay, Fernão Pires
Preço em feira de vinhos: 4,99 €
Nota (0 a 10): 7

Comentários