Vinhos do Alentejo em Lisboa 2019



Decorreu no passado fim-de-semana mais uma edição do evento Vinhos do Alentejo em Lisboa.

Depois de algumas edições na Fundação Champalimaud, as mais recentes passaram a realizar-se numa tenda gigante especialmente montada para o efeito junto ao Centro Cultural de Belém. A única edição em que estive presente no espaço anterior mostrou-se exígua para a afluência.

Neste espaço, onde agora estive pela segunda vez num final de tarde, a dimensão está mais adequada à procura e ao número de produtores presentes. O espaço agora é suficientemente amplo para se circular pelos vários stands e andar livremente pelo pavilhão sem ter de dar encontrões nos outros visitantes.

Relativamente aos produtores presentes, já se torna difícil encontrar muitas novidades quando já se provaram vinhos de praticamente todos. As novidades incidem principalmente em novas colheitas e numa ou outra marca lançada recentemente. Quanto aos grandes produtores, estavam lá praticamente todos.

Tive especial curiosidade pelas novas do Vale Barqueiros, um vinho que conheci há muitos anos mas que se vê muito pouco por aí. Provei o branco e o tinto Colheita Seleccionada e o tinto Reserva, e todos me agradaram bastante. São vinhos a revisitar na próxima oportunidade.

De resto, fomos circulando entre João Portugal Ramos, Cortes de Cima, Esporão, CARMIM, Adega Cooperativa de Borba, Tapada do Chaves e Fundação Eugénio de Almeida, João M Barbosa…

Não houve tempo para muito mais mas deu para confirmar que os vinhos do Alentejo estão bem e recomendam-se.

De resto, os meus agradecimentos à Vinalda pelos convites disponibilizados.

Kroniketas, enófilo em trânsito

Comentários