No meu copo 738 - Reguengos Reserva tinto 2015

Este é porventura um dos vinhos menos valorizados no panorama nacional. Ao longo dos anos habituei-me a bebê-lo sempre como uma garantia de qualidade acima da média e muito acima daquilo que custa.

A verdade é que a CARMIM sempre o posicionou numa faixa de preços muito competitiva e ao lado de outros vinhos de gama média-baixa. E nesse patamar sempre se destacou, tendo mesmo vindo a baixar o preço ao contrário das tendências habituais.

Seguindo os novos tempos, as versões mais recentes incorporam o Alicante Bouschet (aqui em 50% do lote), quando antes predominavam o Castelão, o Aragonês e a Trincadeira.

Com este novo lote o vinho mudou. Está mais aberto, mais leve e mais suave, perdendo aquela estrutura que o tornava claramente um vinho fadado para a cozinha alentejana mais típica, saindo-se sempre muito bem de pratos de borrego ou cabrito no forno, por exemplo.

Continua a ser um vinho muito agradável de beber, mas perdeu alguma tipicidade e aquela identidade que o distinguia. Pessoalmente, confesso, preferia a versão anterior.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Reguengos Reserva 2015 (T)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz
Grau alcoólico: 14%
Castas: Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira
Preço em feira de vinhos: 3,24 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários