No meu copo 734 - Tapada de Coelheiros branco 2014

Infelizmente, ou por desleixo, ou por distracção, ou por desinteresse, passámos as duas últimas décadas um bocado ao lado duma das marcas mais prestigiadas entre o vinho alentejano.

A verdade é que recentemente a herdade mudou da mãos, o portefólio foi reformulado e alguns vinhos vão deixar de ser produzidos, as vinhas também e os preços revolucionados. Aqueles que eram vinhos com preços mais ou menos alcançáveis, ao nível dum Esporão Reserva, agora estão a surgir no mercado ao dobro do preço, o que está a torná-los proibitivos. Por isso começámos a abordagem à nova fase com o Coelheiros tinto.

Após alguma procura ainda foi possível encontrar as marcas anteriores sem ser a preços obscenos, e é do branco que aqui falamos.

Esta colheita de 2014 revelou-se no ponto óptimo de consumo. A madeira está presente no aroma e no palato mas apenas na dose necessária e suficiente para conferir ao vinho a estrutura e longevidade adequadas.

O aroma apresenta-se limpo e fresco, com algumas notas meladas a condizer com uma cor a tender para o alaranjado. Na boca mostra-se estruturado, denso e persistente, com final longo e intenso. Acompanhou na perfeição um bacalhau à Gomes de Sá de confecção doméstica, fazendo excelente parceria com a gordura e o sabor intenso do prato.

Muito bem! Grande vinho, que vai deixar saudades e que merece cada cêntimo pago por ele.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Tapada de Coelheiros 2014 (B)
Região: Alentejo (Évora)
Produtor: Herdade de Coelheiros
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Arinto, Roupeiro, Chardonnay
Preço: 16,97 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários