No meu copo 713 - Vila Santa Reserva tinto 2013

Está em excelente forma, este Vila Santa Reserva de 2013, mais uma garrafa recebida como oferta da João Portugal Ramos Vinhos.

Apresentou-se no ponto óptimo de consumo, com todas as suas componentes em equilíbrio. Corpo, acidez, aroma, estrutura, taninos, tudo quanto baste, e tudo envolvido por uma discreta e elegante suavidade que harmoniza o conjunto.

É um daqueles casos em que quase se parece conseguir fazer a quadratura do círculo nos vinhos: aliar robustez, pujança e estrutura com elegância, suavidade e algum requinte.

Há garrafas que se encontram, no seu estado de evolução, em momentos mais felizes, outras em momentos menos felizes. Esta, para nosso deleite, enquadrou-se no lote das primeiras. Foi bebida numa ocasião muito especial em que desfilaram também o Duorum tinto 2012 e 2014, o Quinta da Viçosa TC 2011 e o Duas Quintas Reserva 2008. Pois a verdade é que o Vila Santa não deixou os seus créditos por mãos alheias e bateu-se galhardamente com os seus parceiros de ocasião, mostrando-se à altura do desafio.

Dos tintos da Adega Vila Santa que já tive ocasião de provar, este foi um dos que mais me agradaram e surpreenderam pela positiva. Que é bom já sabemos, mas não esperávamos que este estivesse tão bom!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Vila Santa Reserva 2013 (T)
Região: Alentejo (Borba)
Produtor: João Portugal Ramos Vinhos
Grau alcoólico: 14%
Castas: Aragonês, Touriga Nacional, Syrah, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet
Preço em feira de vinhos: 7,49 €
Nota (0 a 10): 8,5


Foto da garrafa obtida no site do produtor

Comentários