No meu copo 1014 - Monsaraz, Alicante Bouschet 2019

Vídeo em https://youtu.be/u94cCPSgpS0

Continuando nos domínios da CARMIM, recordamos um tinto monocasta que, nos primeiros anos deste blog, era presença regular nas nossas provas: Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Bastardo e mais tarde Tinta Caiada, eram vinhos que na passagem de século encontrava com frequência com a marca CARMIM, e com os quais aprendi a conhecer e a gostar de algumas daquelas que, ainda hoje, estão entre as minhas castas tintas preferidas.

Agora estes monocastas apresentam-se com o nome Monsaraz, a juntar ao portefólio desta marca que é um caso de sucesso na empresa, e é com o nome Monsaraz que aparece este Alicante Bouschet.

Esteve longe de surpreender. É certo que o Alicante Bouschet é uma casta que se tem dado muito bem nos lotes dos tintos alentejanos, mas aqui a solo ficou algo por mostrar.

Apresentou um aroma algo contido, com notas de especiarias e frutos pretos, e na boca o excesso de álcool torna-se evidente. Não tem estrutura, robustez nem acidez para aguentar este grau alcoólico que acaba por se tornar, por um lado algo agressivo, e por outro algo cansativo.

Bebe-se com algum prazer, mas podia ser bem melhor. Assim fica-se pela mediania.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Monsaraz, Alicante Bouschet 2019 (T)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz
Grau alcoólico: 15,5%
Casta: Alicante Bouschet
Preço: 6,99 €
Nota (0 a 10): 7

Comentários