No meu copo 1013 - Reguengos Reserva dos Sócios 2019

Vídeo em https://youtu.be/hebnz02970E

Este que é o irmão mais novo do (para mim) mítico Garrafeira dos Sócios (um dos meus vinhos de paixão) aparece aqui numa colheita recente.

Esta colheita de 2019, ainda muito jovem, mostra um vinho de cor carregada a tender para o granada, com os aromas de frutos pretos maduros muito evidentes, mas já com alguma complexidade.

Na boca apresenta-se com grande intensidade e persistência, boa estrutura e complexidade, com taninos bem firmes mas polidos, a madeira muito discreta.

Consegue conjugar alguma maturidade com o que ainda tem de juventude, mostrando-se mais um vinho muito vocacionado para a culinária alentejana, a pedir pratos bem temperados.

O álcool é que não precisava de ser tanto...

Constitui uma boa aposta como alternativa mais económica ao Garrafeira dos Sócios – afinal estamos a falar dum mesmo lote de uvas que dá origem a dois vinhos cuja principal diferença é o tempo de estágio em madeira e a idade com que são postos à venda.

Por comparação com outras colheitas, fica claro que é um vinho que ganha claramente com mais tempo em garrafa, evoluindo em complexidade e macieza, e portanto o tempo dá-lhe um perfil mais aproximado do seu irmão mais velho. Por um preço muito mais simpático.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Reguengos Reserva dos Sócios 2019 (T)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz
Grau alcoólico: 15,5%
Castas: Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet
Preço em feira de vinhos: 9,99 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários