No meu copo 1003 - Adega de Borba Reserva, Rótulo de Cortiça branco 2017

Vídeo em https://youtu.be/CsfAQyQvcWY

Esta foi a primeira vez que provei o Borba Reserva Rótulo de Cortiça em versão branco.

Conhecendo há tantos anos o tinto, um clássico dentro dos tintos clássicos do Alentejo, havia a curiosidade de perceber como seria a abordagem desde recente branco.

Não há tanta tradição de Reservas brancos na Adega de Borba, portanto não há uma tradição a manter. E assim, não havendo aqui um lote clássico para preservar, a opção foi pelas novas tendências que permitem tornar estes brancos, produzidos nas zonas mais quentes do interior, mais frescos do que era habitual e do que o local normalmente permitiria.

Uma das primeiras vezes que me deparei com esta inflexão nos brancos foi no Vila Santa Reserva branco 2011, produzido ali ao lado na adega de João Portugal Ramos em Estremoz. E a solução é quase tão brilhante quanto óbvia, quase um ovo de Colombo: usar castas por natureza mais ácidas e frescas do que as tradicionais na região.

E assim se trouxe para o interior alentejano o Alvarinho e o Verdelho, que aqui emparceiram com outra casta que me atreveria a chamar a “rainha da acidez”: falamos obviamente do Arinto. Nada de Antão Vaz, Roupeiro ou Perrum...

O resultado é um vinho que alia frescura e acidez quanto baste, madeira discreta e muito bem integrada no conjunto sem ser impositiva, boa persistência e equilíbrio na prova de boca. O resultado é um vinho que alia frescura e acidez quanto baste, madeira discreta e muito bem integrada no conjunto sem ser impositiva, boa persistência e equilíbrio na prova de boca. Notas cítricas e com algum tropical no nariz, alguma estrutura e complexidade dada pela vinificação e estágio em barricas, com a madeira bem integrada e sem estar muito evidente.

Não é propriamente um vinho brilhante e que nos deixe ansiosos a chorar por mais. Mas está bastante bem conseguido e não decepciona.

É bom, sem ser muito bom.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Adega de Borba Reserva, Rótulo de Cortiça 2017 (B)
Região: Alentejo (Borba)
Produtor: Adega Cooperativa de Borba
Grau alcoólico: 13%
Castas: Arinto, Alvarinho, Verdelho
Preço: 9,99 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários