No meu copo 997 - Soalheiro, Alvarinho 2020

Vídeo em https://youtu.be/rZUfy209cvI

Era inevitável! Depois de termos passado por outros vinhos Soalheiro “fora da caixa” (um rosé e um branco de lote), voltamos uma vez mais ao Soalheiro clássico, o primeiro, o original, aquele que serviu como rampa de lançamento para os outros vinhos da marca.

As escolhas, neste momento, são variadíssimas: basta passar pelo site do produtor para perceber a panóplia de opções à disposição. Com madeira, em modo biológico, em solo granítico, é só ir explorando...

Mas se tiver dúvidas, pode sempre refugiar-se neste, o clássico, produzido desde 1982 e que até hoje nunca nos deixou ficar mal.

Com mariscos, arrozes e afins, é uma harmonização perfeita.

O que se espera dum Alvarinho? Está aqui tudo: no aroma, na estrutura, na suavidade, na amplitude, na fruta, na acidez, na persistência. Profundo e intenso no aroma, vibrante e delicioso na boca, quase arriscaria dizer que é um vinho de que é impossível não gostar.

Certamente um dos melhores monocasta de Alvarinho do país em versão pura: o Alvarinho tal como ele é. Nesta gama, ali mesmo abaixo dos 10 €, dificilmente se encontrará melhor. Está de parabéns António Luís Cerdeira por este excelente trabalho que tem trazido até nós ao longo dos anos.

Um must, com presença assegurada nas nossas escolhas.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Soalheiro, Alvarinho 2020 (B)
Região: Vinho Verde (Melgaço)
Produtor: Vinusoalleirus
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Alvarinho
Preço em feira de vinhos: 8,49 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários