No meu copo 962 - Esporão Vinho de Talha, Moreto 2017

Vídeo em https://youtu.be/lL3Y-u0xV0c

Outra experiência com um vinho de talha produzido na Herdade do Esporão, agora um tinto monocasta elaborado com Moreto, uma casta que já foi habitual nos encepamentos e nos lotes de vinhos do Alentejo no final do século XX, actualmente mais frequente na região de Granja-Amareleja mas pouco vista noutros locais.

Ao contrário do branco de talha produzido com Roupeiro, este tinto de Moreto não surpreendeu nem revelou qualquer característica especialmente marcante, ou mesmo traços de fermentação em talha que o distingam de forma clara doutros vinhos.

Sendo o Moreto uma casta naturalmente com pouca concentração na cor (há até quem lhe chame a Pinot Noir portuguesa), aparece aqui com uma tonalidade muito aberta e aroma frutado contido e pouco exuberante. Na prova de boca mostrou-se elegante e macio, mas pareceu algo curto, pouco envolvente e com alguma falta de amplitude.

De realçar que nenhum destes vinhos (nem este nem o branco de Roupeiro) estagiou em madeira, tendo apenas passado por inox e garrafa, portanto não há qualquer traço de envelhecimento ou complexidade transmitido pela barrica.

Poderá haver outras versões mais bem conseguidas, mas este não surpreendeu particularmente, ao contrário do branco de Roupeiro, esse sim um vinho verdadeiramente diferenciado.

Mas com o vasto portefólio existente na Herdade do Esporão, certamente ainda nos cruzaremos com outros produtos deste género.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Esporão Vinho de Talha, Moreto 2017 (T)
Região: Alentejo (Reguengos)
Produtor: Esporão
Grau alcoólico: 13%
Casta: Moreto
Preço: 13,25 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários