No meu copo 951 - Soalheiro Mineral, Alvarinho & Pinot Noir rosé 2019

Vídeo em https://youtu.be/9N3HZ6VYVYE

Uma novidade que comprei quase por acaso: cruzei-me com ele numa prateleira de supermercado e achei curioso um rosé feito na região dos Vinhos Verdes com mistura de Alvarinho e Pinot Noir, uma combinação de castas de todo improvável... até alguém pensar nela!

O resultado? Será talvez exagerado dizer que é brilhante, mas a verdade é que é muitíssimo bem conseguido!

É certo que os vinhos Soalheiro já nos habituaram a não surpreender... a não ser pela positiva. Tudo o que sai das mãos do produtor António Pedro Cerdeira é normalmente bem feito e melhor pensado. Este surpreendente rosé não foge à regra.

A verdade é que tanto parece que estamos a beber um verde branco com uns laivos rosados, como que estamos a beber um rosé com uma acidez acima do habitual, com a frescura dos verdes.

O vinho é um pouco de ambas as coisas: é fresco, acídulo, aromático, intenso, persistente e suave. Portanto, das duas, uma: não agrada por nenhum dos factores a todos aqueles que embirram com os verdes e embirram com os rosés, ou agrada sobremaneira a todos aqueles que gostam de verdes e gostam de rosés.

Eu incluo-me no segundo grupo, pelo que acho que este vinho é um verdadeiro achado! A começar, desde logo, pelo formato da garrafa, que se faz notar no meio de dezenas de outras: chamar a atenção para o cliente pelo aspecto também é uma arte.

A mim, este vinho conquistou-me! A partir de agora passarei a estar atento a ele, e será mais um dos vinhos Soalheiro que passará a ser presença na minha mesa. Creiam-me: vale a pena prová-lo.

Entra desde já para as nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Soalheiro Mineral, Alvarinho & Pinot Noir 2019 (R)
Região: Minho (Melgaço)
Produtor: Vinusoalleirus
Grau alcoólico: 12%
Castas: Alvarinho, Pinot Noir
Preço: 10,95 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários