No meu copo 866 - Dão Borges Reserva tinto 2008

A Sociedade dos Vinhos Borges é uma das empresas produtoras de vinho mais antigas em Portugal, pois existe desde 1884. Como muitas outras à época, começou essencialmente ligada à produção de Vinho do Porto.

Actualmente produz os seus vinhos de mesa (vinhos tranquilos) com base em três quintas: a Quinta de Simaens, em Felgueiras, na região dos Vinhos Verdes, a Quinta da Soalheira, em São João da Pesqueira, na região do Douro, e esta que agora aqui nos traz: a Quinta de São Simão da Aguieira, em Nelas, na região do Dão.

Tivemos, em tempos, a possibilidade de provar também excelentes vinhos da Borges produzidos na Bairrada, mas neste momento esta região não se encontra no portefólio da empresa. Produz ainda espumantes e brandy, para além do já referido Vinho do Porto.

É sempre um prazer difícil de descrever quando me reencontro com os grandes tintos do Dão que remetem para a época em que a região dava cartas.

Parafraseando Luís Lopes, director da “Vinhos - Grandes Escolhas”, este é um Dão que não quer ser Douro quando for grande: é um Dão com o que o Dão tem de melhor.

Um grande bouquet, tão típico dos melhores tintos do Dão, com aromas de frutos do bosque no nariz, elegância e grande complexidade na boca, envolvente, suave, redondo e sedoso, com taninos presentes mas muito macios e todo o conjunto muito equilibrado.

Uma só palavra pode caracterizar este Borges Reserva: delicioso. Todo ele é finesse, elegância. Esperava que fosse bom, mas não que fosse tão bom!

Tendo em conta que é de 2008, a saúde com que se apresenta é notável, não evidenciado quaisquer sinais de cansaço ou evolução excessiva, nem no aroma nem no sabor.

Não me canso de dizer isto: para quem ainda pensa que só o Douro e o Alentejo é que estão a dar, sugiro que mude a agulha e prove vinhos como este, porque são estes que realmente nos mostram como não tem de ser tudo igual e não temos de mastigar vinho nem beber pau líquido.

Também não me canso de repetir isto: felizmente ainda se fazem vinhos assim.

Um grande VIVA aos vinhos do Dão! Notável!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Borges Reserva 2008 (T)
Região: Dão
Produtor: Sociedade dos Vinhos Borges
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Trincadeira
Preço em feira de vinhos: 11,24 €
Nota (0 a 10): 8,5


Vídeo em https://youtu.be/GnwJLYPUjX4

Comentários