No meu copo 854 - Bairrada São Domingos Garrafeira tinto 2011

As Caves São Domingos tiveram a gentileza de realizar uma prova on-line para a qual disponibilizaram este vinho a um conjunto de interessados, dentre os quais este blog foi um dos contemplados.

Desde já aqui ficam os nossos agradecimentos aos responsáveis, na pessoa de Alexandrino Amorim, do marketing e comunicação, que nos contactou.

A expectativa era elevada e o vinho não a defraudou, muito pelo contrário. É um vinho de grande qualidade, ainda com muito para dar mas com um excelente potencial para consumo imediato.

O que me impressionou em primeiro lugar foi a cor, muito concentrada para um vinho desta idade. Poderia ser um vinho de 3 ou 4 anos, que não se notaria muita diferença.

Em segundo lugar impressiona a frescura aromática. Já não apresenta muitos aromas primários mas revela uma saúde notável e um bouquet intenso e profundo, como é característico dos grandes vinhos da Bairrada com alguma idade.

Na boca o vinho é bem estruturado, encorpado e cheio, persistente e intenso, com final prolongado e pontuado com notas de especiarias. Estagiou 6 meses em barricas de carvalho francês, não havendo qualquer sinal de excesso de madeira. Os taninos são firmes e bem evidentes, contribuindo para alguma robustez e adstringência mas não se sobrepondo ao conjunto.

Debate-se a questão do grau alcoólico elevado e da ausência da Baga deste lote, em que a Touriga Nacional representa metade e as outras duas castas representam 25% cada. Mas a verdade é que a excelente acidez e frescura do vinho não deixam o álcool sobressair, enquanto a ausência da Baga acaba por tornar-se irrelevante: se existe vinho de terroir, este é um excelente exemplo porque dentro desta garrafa se encontra toda a Bairrada. Mais do que as castas usadas no lote, prevalece a origem do vinho que está bem presente no resultado final.

É um grande vinho, especialmente destinado aos apreciadores, e merece bem o preço custa, pelo que o acrescentamos imediatamente às nossas sugestões.

Um brinde à Bairrada e às Caves São Domingos, por trazerem até nós este néctar de excelência!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Bairrada São Domingos Garrafeira 2011 (T)
Região: Bairrada
Produtor: Caves do Solar de São Domingos
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Merlot
Preço: 18 €
Nota (0 a 10): 9


Vídeo em https://youtu.be/inPF2jG0keM

Comentários