No meu copo 852 - Quinta dos Abibes Reserva tinto 2014

Depois do branco de Sauvignon Blanc, temos aqui um tinto Reserva da Quinta dos Abibes elaborado com uma mistura de Touriga Nacional de Cabernet Sauvignon.

Estas duas castas têm provado muito bem em conjunto, tanto em vinhos tintos como rosés. Vem-me sempre à memórias um Quinta da Alorna Reserva tinto e um Fiúza rosé, feitos com este lote e muito bem conseguidos. As características destas duas castas tão diferentes complementam-se muito bem, dando origem a vinhos bem estruturados e envolventes mas mantendo alguma elegância.

Este bairradino mantém essas características bem evidentes, tornando-se um vinho muito interessante para os não-amantes da Baga que se queiram aventurar pelos tintos da Bairrada.

A madeira está bem integrada no conjunto, trazendo-lhe mais alguma complexidade. Os taninos estão bem presentes mas macios.

Não sendo, ainda assim, um vinho barato nem o melhor que já bebi, vale a pena experimentá-lo. Não é aquele tinto mais típico da Bairrada, mas o resultado está mais bem conseguido que o monocasta de Sauvignon Blanc provado anteriormente.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta dos Abibes Reserva 2014 (T)
Região: Bairrada
Produtor: Quinta dos Abibes
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Grau alcoólico: 13,5%
Preço: 9,85 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeo em https://youtu.be/hCxqHuffops

Comentários