Quinta do Sanguinhal - Vinhos de Ouro à prova



Quinta de São Francisco tinto, o vinho com denominação DOC Óbidos mais vendido em Portugal e nos mercados de exportação, granjeou até hoje mais de 60 medalhas, tendo obtido 98 pontos no San Francisco International Wine Competition em 2017.

Para assinalar este feito, a Companhia Agrícola do Sanguinhal promoveu um encontro com alguns convidados para apresentação de vários vinhos da gama da Quinta do Sanguinhal (localizada no Bombarral), acompanhados da degustação de alguns petiscos.

Foram provadas 5 colheitas das últimas três décadas do Quinta de São Francisco tinto, com a presença do enólogo Miguel Móteo (formado na UTAD) que fez a apresentação dos vinhos. Foi também apresentada a restante gama da Quinta de São Francisco, nomeadamente licorosos, aguardentes e colheita tardia.

Fundada em 1871, a Quinta de São Francisco tem a maior área de vinha das propriedades da Companhia Agrícola do Sanguinhal – cerca de 50 ha num total cerca de 100 ha, incluindo a Quinta das Cerejeiras e a Quinta do Sanguinhal. A história desta última está ligada a um nome famoso no mundo dos vinhos, Abel Pereira da Fonseca, que em 1926 fundou a Companhia Agrícola do Sanguinhal, actualmente gerida pelos seus descendentes.

Todos os vinhos, das três marcas, com a designação “Quinta” são produzidos como DOC Óbidos. As quintas do Sanguinhal e das Cerejeiras têm solos argilo-arenosos. Actualmente são produzidos 7 tintos da Quinta de São Francisco, com predominância da casta Castelão, com estágio em madeira.

Relativamente aos vinhos provados, segue-se um pequeno apontamento com as impressões colhidas acerca dos mesmos.


  • 1994 – 50.000 garrafas. Mais de 80% Castelão. Laivos acastanhados, aberto, alguma doçura, boa acidez e vivo na boca, aroma limpo, algum balsâmico
  • 1997 – Bastante vivo e prolongado, aroma ainda intenso
  • 2000 – Mais redondo e liso, um toque especiado no final. Um toque de Cabernet Sauvignon em destaque
  • 2005 – Touriga Nacional e Aragonês. Algum balsâmico, canforado
  • 2010 – 100.000 garrafas, muito redondo e suave, mas algo curto e liso
  • 2014 – Concentrado, fechado, pouco exuberante
  • 2015 – Bastante intenso na prova de boca, explosão de aromas e sabores. O vinho mais em destaque na prova.
  • Licoroso branco seco – Fernão Pires, Arinto e Vital. Cor alaranjada
  • Licoroso tinto – Doce de cor tawny velho, âmbar, com mistura de castas: Tinta Miúda, Castelão, Aragonês, Touriga Nacional
  • Colheita Tardia – Cítrico, limonado. Provado e referido noutro post


No final ainda fomos presenteados com uma garrafa do Quinta de São Francisco Colheita Tardia, que entretanto já tivemos oportunidade de provar e referir noutro post.

Passado já este período sobre o evento, é ainda tempo de agradecer à equipa da Companhia Agrícola do Sanguinhal pela recepção que nos foi proporcionada, bem como a visita às instalações da Quinta e pela oferta.

Uma palavra especial para o consultor de comunicação Nuno Nobre, que teve a gentileza de me enviar o convite.

A todos muito obrigado, e há um Quinta de São Francisco à espera de ser bebido...

Kroniketas, enófilo itinerante

Companhia Agrícola do Sanguinhal
Apartado 5
2544-090 Bombarral

Comentários