Na minha mesa 757 - Restaurante Prado (Lisboa)





Um dos muitos restaurantes virados para os novos conceitos de cozinha moderna, natural, biológica, com nomes compridos e esquisitíssimos... mas que não tem nada de verdadeiramente surpreendente nem encantador.

Ao entrarmos temos logo a cozinha à vista de todos e quatro rapazes de batas iguais à volta da mesa, o que nos dá logo a imagem dos espaços da moda.

Olha-se para o menu e não se percebe praticamente nada do que lá está. Somos aconselhados a pedir pelo menos 2-3 pratos por pessoa devido ao tamanho das doses. Debica-se daqui e dali, sem se perceber muito bem o que se está a comer. É tudo 100% natural, por isso há coisas que nem sequer foram cozinhadas… É realmente um novo conceito da cozinha moderna: não cozinhar os alimentos.
Vai-se pedindo e debicando daqui e dali, num desfile de mini-pratos que não nos faz salivar nem abrir a boca de espanto. No fim sai-se com a sensação de que nada daquilo valeu verdadeiramente a pena, porque não há nada que seja especialmente saboroso, nada daquilo encanta, nada daquilo delicia. Apenas se vai vendo no que dá e quantas mais doses teremos de pedir para não sair de lá com fome...

O melhor ainda foi um pão de gleba e uma sobremesa, um flan de café com castanhas e avelãs.

O espaço é amplo e agradável, o atendimento simpático, prestável e atencioso (foi um jantar num dia de semana). Mas não chega, muito longe disso. Provavelmente há-de aparecer nos programas culinários da moda, como o Boa Cama Boa Mesa, ou até, quem sabe, um dia ser premiado com umas estrelas do famoso guia dos pneumáticos (como o saudoso José Quitério sarcasticamente o apelidava) que parecem procurar tudo o que seja o mais complicado possível e menos entendível. O que está por provar é que seja o mais saboroso quando se misturam 6 sabores diferentes num prato em que não se percebe o que se está a comer e não nos conseguimos lembrar do que comemos.

Não quero desvalorizar o trabalho de quem lá está e certamente está empenhado em agradar e servir os clientes o melhor possível. E, quem lá vai, deve ter a noção de não ir ao engano. Mas não me deixa grandes memórias, e dificilmente me convencem a voltar.

Safou-se no meio disto um belíssimo vinho branco Riesling do Mösel, com boa acidez e muita frescura para ir lavando o palato e dando alguma vivacidade a uma refeição com pouco de entusiasmante.

Kroniketas, enófilo esclarecido e gastrónomo desiludido

Restaurante: Prado
Travessa das Pedras Negras, 2
1100-404 Lisboa
Telef: 210.534.649
Preço médio por refeição: 40 €
Nota (0 a 5): 2,5

Comentários