No meu copo 744 - Portalegre DOC tinto 2015

E agora para algo completamente diferente, como diriam os Monty Python...

Saltamos na sub-região mais a sul no Alentejo para a sub-região mais a norte. Da Vidigueira para Portalegre, onde as vinhas nascem em altitude, na serra de São Mamede, chegando a atingir os 700 metros.

Já desde as últimas décadas do século XX os vinhos de Portalegre ganharam fama pela diferença que apresentavam em relação aos da planície. Diz, quem teve oportunidade de bebê-los, que os da Tapada do Chaves e da Adega Cooperativa de Portalegre ofereceram algumas colheitas memoráveis, sendo que algumas ainda se encontram por aí.

Entretanto os novos tempos trouxeram novos ventos e estes sopraram -se mais para sul, onde proliferaram novos produtores e novos vinhos. Já no século XXI redescobriu-se Portalegre: primeiro a Murganheira e agora a Fundação Eugénio de Almeida tomaram em mãos a produção na Tapada de Chaves, surgiram novos projectos como os de Rui Reguinga, João Afonso e Altas Quintas, recentemente a Sogrape comprou a Quinta do Centro, que começou por ser um projecto conjunto de Richard Mayson e Rui Reguinga, a Adega Cooperativa entrou em declínio mas também mudou de mãos e agora está com um novo fôlego, revitalizando as marcas que fizeram sucesso algumas décadas antes.

Este Portalegre tinto, habitualmente conhecido como Portalegre DOC, tem a missão de reflectir a ancestralidade da produção de vinho nesta região, vincando o carácter fresco e elegante que a altitude proporciona.

Foi vinificado com desengace total, fermentação em cuba e lagar de aço inox com controlo de temperatura a 26º C. Estagiou 18 meses em barricas usadas de carvalho francês.

Apresentou um aroma profundo com notas de fruta preta e alguma especiaria, boca volumosa com muita frescura, acidez marcada e taninos firmes mas redondos. Fim de boca elegante, longo e vibrante. Sem dúvida um tinto diferente do padrão mais habitual na região, que fez sucesso à mesa.

Auguram-se os melhores auspícios a esta nova geração de tintos de Portalegre. Muito boa relação qualidade-preço, e entra directamente para a nossa lista de sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Portalegre DOC 2015 (T)
Região: Alentejo (Portalegre)
Produtor: Adega de Portalegre Winery
Grau alcoólico: 14%
Castas: Castelão, Aragonês, Trincadeira, Grand Noir, Alicante Bouschet
Preço em feira de vinhos: 13,39 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários