No meu copo 707 - Poço do Lobo, Arinto branco 1995; Frei João Clássico branco 2015

Cerca de um ano depois, voltámos à carga com dois brancos das Caves São João que nos encheram as medidas nos últimos meses de 2017.

O Poço do Lobo Arinto de 1995 foi uma excelente surpresa, principalmente quando eu tenho uma relação difícil com brancos velhos que, ao contrário dos tintos, raramente me convencem. Este, no entanto, mostrou-se de excelente saúde e, com o perfil normal dentro da evolução, apresentou uma frescura notável e aromas melados muito suaves. Isso justificou a aquisição duma segunda garrafa, que se apresentou ainda melhor, aumentando ainda mais a surpresa!

Ao evoluir no copo mostrou-se um enorme vinho, com uma persistência notável e uma acidez e vivacidade na boca que ultrapassaram tudo o que se podia esperar. Brilhante!

Quanto ao novo Frei João Clássico branco 2015, com um perfil... clássico, tratou-se apenas duma boa confirmação depois duma excelente primeira impressão. É um branco tipicamente para meia-estação e para pratos elaborados, revelando alguma versatilidade na ligação com os pratos. É um vinho para continuar a acompanhar em futuros lançamentos, e que merece figurar nas nossas sugestões.

Dois vinhos brancos com 20 anos de diferença, mas... que belíssimos vinhos!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Região: Bairrada
Produtor: Caves São João

Vinho: Poço do Lobo, Arinto 1995 (B)
Grau alcoólico: 12%
Casta: Arinto
Preço: 9,50 €
Nota (0 a 10): 9

Vinho: Frei João Clássico 2015 (B)
Grau alcoólico: 12%
Castas: Cercial, Bical
Preço: 15 €
Nota (0 a 10): 8,5

Comentários