Dress Code: Pouca Roupa



Agora que o Verão já entrou em força e o período de férias se aproxima, é tempo de pôr em dia o relato de alguns eventos por onde tenho passado. Já passaram algumas semanas, ou mesmo meses, mas nem sempre há tempo e disponibilidade para elaborar um texto minimamente aceitável para falar destes eventos, que exigem mais tempo do que a prova duma garrafa de vinho...

Comecemos pelo princípio, e vamos recuar até Março. Acedendo a um convite da João Portugal Ramos Vinhos, desloquei-me ao lançamento de uma nova marca de vinho alentejano do produtor e enólogo sediado em Estremoz. Trata-se dum vinho destinado a um público mais jovem, que se posiciona num patamar da gama média-baixa, a preços acessíveis (preço de venda recomendado 3,99 €) e com um perfil descomplicado. E assim, juntando-lhe o nome do monte onde está implantada a vinha que fornece as uvas para este vinho, surge o nome para a marca: Pouca Roupa. São os primeiros vinhos em que intervém enólogo o filho de João Portugal Ramos, João Maria.

Esta gama é composta por um branco, um rosé e um tinto, e foi estes três vinhos que os convidados tiveram oportunidade de provar. Gostei mais do branco, que se apresentou com uma frescura bastante interessante e fácil de beber, a que não será alheia a escolha das castas: utilizadas: Viosinho, Sauvignon Blanc e Verdelho.

O rosé é composto por Touriga Nacional, Aragonês e Cabernet Sauvignon, enquanto o tinto contém Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Estes pareceram ser vinhos mais simples, mas aguardam por uma segunda prova com mais atenção.

Agradecemos à João Portugal Ramos Vinhos mais este convite e continuaremos atentos às novidades.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Fotos das garrafas obtidas no site do produtor

Comentários