Porque é que as garrafas de vinho têm a capacidade de 75 cl?


Já alguma vez se perguntaram porque é este o tamanho normal duma garrafa de vinho? E a chamada “meia garrafa” é metade disto, ou seja, 37,5 cl, e a magnum 1,5 L?

Sendo mais ou menos universal a utilização de unidades de medida padrão para comprimentos, volumes, pesos, temperaturas, etc., com base em metros, quilos e litros, implementadas com base em medidas relacionadas com o planeta ou substâncias existentes na natureza – e com a óbvia excepção dos países anglófonos que usam milhas, jardas, pés, polegadas, onças, libras e galões, e até inventaram as braças e os nós para medir a profundidade e a velocidade no mar, com base em medidas relacionadas com o corpo humano – podemos questionar-nos porque não têm as garrafas de vinho vulgares a capacidade de, por exemplo, 1 litro.

Esta capacidade foi normalizada no século XIX, e desde então surgiram as mais variadas explicações para este facto:

- A capacidade pulmonar dum vidreiro;
- O consumo médio numa refeição;
- Capacidade de conservar o vinho;
- Facilidade de transporte...

A verdade é bem mais simples e tem, como não podia deixar de ser, relação com as medidas imperiais britânicas. Desde há muito (veja-se o caso do vinho do Porto) que os principais clientes dos viticultores franceses eram os ingleses, que até hoje usam um sistema de medida diferente (ver nos jogos de ténis a indicação que um jogador serviu a 130 milhas por hora é uma coisa difícil de perceber...).

A unidade de volume para os ingleses era o galão imperial, que equivale a 4,54609 litros (vamos simplificar para 4,5 L). Para facilitar a conversão das medidas no transporte, este era feito em pipas de 50 galões, ou seja, cerca de 225 litros (medida ainda hoje utilizada para as barricas onde o vinho é estagiado).

Ora estes 225 litros correspondem a 300 garrafas de 75 cl, sendo que 300 é um número muito mais cómodo para efeitos de cálculo do que 225. Portanto, uma pipa de 50 galões comporta um número certo de 300 garrafas com a capacidade de 75 cl. Assim sendo, um galão corresponde a 6 garrafas, razão pela qual, até hoje, as caixas de vinho contêm habitualmente 6 ou 12 garrafas!

Simples... Ou não?

Vinho também é cultura.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Imagem obtida através dum motor de busca

Comentários