No meu copo 448 - Fiúza, Sauvignon Blanc 2014; Ninfa, Sauvignon Blanc 2013

Cerca de um ano depois da prova anterior, voltámos a cruzar-nos com este Sauvignon Blanc da Fiúza, um vinho bem conseguido por um preço atractivo.

Fermentado a temperatura controlada de 14º C em cubas de inox, tem uma cor amarela citrina, aroma com algumas notas florais e a frutos tropicais, como é típico da casta.

Na boca apresenta estrutura média, boa acidez e uma final fresco e prolongado. Recomenda-se para pratos de peixe delicados e com algum requinte. Experimentei-o com uns bifes de atum de cebolada e fez uma ligação quase perfeita. Uma boa aposta, ao nível do que se esperava.

Continuando no reino do Sauvignon Blanc, temos uma novidade absoluta em prova: o Ninfa, proveniente da zona de Rio Maior, no sopé da Serra dos Candeeiros. Adquirido em Agosto de 2014 com a Revista de Vinhos, apresentou-se como um vinho de estrutura média e boa persistência, aromas predominantes da casta Sauvignon Blanc – em que sobressaem notas tropicais, limonadas e vegetais – juntamente com uns pozinhos de Fernão Pires. O rótulo apresenta o vinho como monocasta mas no contra-rótulo é mencionada a presença do Fernão Pires, embora sem indicar as percentagens utilizadas.

É um vinho macio e fresco, com alguma mineralidade a temperar o conjunto, e bastante guloso. Parece-me ser uma boa aposta para mais um bom branco do Tejo, com alguma personalidade e boas condições para ganhar notoriedade no mercado. A seguir com alguma atenção.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Fiúza, Sauvignon Blanc 2014 (B)
Região: Tejo (Almeirim)
Produtor: Fiúza & Bright
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço em feira de vinhos: 3,59 €
Nota (0 a 10): 8

Vinho: Ninfa, Sauvignon Blanc 2013 (B)
Região: Tejo (Rio Maior)
Produtor: Sociedade Agrícola João Matos Barbosa & Filhos
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Sauvignon Blanc, Fernão Pires
Preço com a Revista de Vinhos: 6,00 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários