Garrafeira Néctar das Avenidas - 1º aniversário



Foi no passado dia 25 de Novembro que este espaço situado nas proximidades do Saldanha e mesmo junto à Avenida Duque d’Ávila, em Lisboa, comemorou o seu primeiro aniversário com uma prova de vinhos da Herdade das Servas. Aí tive oportunidade de encontrar alguns dos habituais parceiros destes eventos, nomeadamente o Pingus Vinicus do Pingas no Copo e o Elias do O vinho é efémero, para além do próprio dono.

Embora não sendo muito amplo, o espaço está bem arranjado, com três salas separadas sendo que a do fundo, com porta envidraçada onde consta a indicação “sala de provas”, é mais reservada e tem menos garrafas expostas para dar lugar a outros utensílios e uma mesa onde se fazem as decantações e também serve para colocar alguns produtos gourmet e que foi aproveitada para servir os petiscos que acompanharam as provas. Das garrafas em stock destaco naturalmente uma boa colecção de vinhos velhos (com especial incidência na Bairrada), muitos deles em garrafas de litro e meio e com preços bastante sensatos. Para os apreciadores de relíquias como nós aqui da cambada, é um bom local para ir visitando.

Da prova da Herdade das Servas constaram um branco de 2011 e várias colheitas do tinto Reserva 2003, 2004, 2006 e 2008, terminando num Vinhas Velhas de 2009. Muito interessantes algumas das colheitas apresentadas, principalmente o 2003, ainda muito fechado mas com grande estrutura e persistência. Da colheita de 2004 foram apresentadas duas garrafas, uma normal e uma magnum, estando esta numa fase de evolução que apresentava mais juventude, com ambas as mostrarem um perfil mais frutado mas também mais linear que o 2003. O Vinhas Velhas 2009 foi uma boa surpresa, bastante aromático e persistente, a prometer uma boa evolução em garrafa.

O espaço é simpático, o proprietário também, o conteúdo da garrafeira é interessante, portanto é mais um espaço para constar no périplo das garrafeiras, não esquecendo que também realiza alguns jantares vínicos, aos quais convém estar atento.

Só resta desejar longa vida e boa sorte no negócio ao João Quintela. Que venham muitos mais aniversários.

Kroniketas, enófilo quase em efeméride

Garrafeira Néctar das Avenidas
Avenida Luís Bivar, 40-B
1050-145 Lisboa
Tel: 21.401.98.17

Comentários