No meu copo 945 - Quinta de Pancas Special Selection, Syrah 2015

Vídeo em https://youtu.be/WLIInjHF0Qg

As uvas que deram origem a este vinho são provenientes das parcelas 8 e 23. Estagiou em barricas de carvalho francês durante 16 meses.

Apresenta-se de cor carregada, com aroma ligeiramente adocicado e notas de frutos silvestres. Na boca é fechado, com notas de especiarias algo impositivas, tornando-se algo desequilibrado no balanço com os pratos que acompanha. Precisa de grandes temperos para que o vinho não abafe tudo o resto.

Tudo isto para lembrar que não sou o maior fã desta casta, pelos vinhos que gera e que muitas vezes são adocicados, pesados e chatos. Não será exactamente o caso deste mas ficou ali a meio caminho.

Nesta prova comparada com o Cabernet Sauvignon da Quinta de Pancas, mostrou-se muito mais fechado e mais adstringente, numa estrutura mais carregada.

Neste caso, e sendo o preço semelhante, a minha escolha recai claramente no Cabernet Sauvignon, que está mais à altura do preço que custa.

É verdade que existem alguns excelentes tintos de Syrah ali ao lado, na Quinta do Monte d’Oiro, mas esta versão não me convenceu o suficiente para justificar o gasto.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta de Pancas Special Selection, Syrah 2015 (T)
Região: Lisboa (Alenquer)
Produtor: Quinta de Pancas Vinhos
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Syrah
Preço: 20,75 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários