No meu copo 926 - Foral de Cantanhede Gold Edition Grande Reserva, Baga 2009

Vídeo em https://youtu.be/LHO_YNAHZQk

E agora uma incursão à grande casta emblemática da Bairrada: a Baga.

Este Foral de Cantanhede, com um nome longuíssimo (Gold Edition e Grande Reserva... mas para quê? Era mesmo necessário?) e elaborado exclusivamente com recurso à Baga, apresenta-se com uma pujança monumental e revela, logo no primeiro impacto, aquilo que é.

Sendo um vinho já com mais de 10 anos, não requereu decantação porque os aromas foram-se libertando pouco a pouco e foi-se revelando em todo o seu esplendor logo no copo: é um daqueles vinhos que não enganam.

De cor granada, aromas em que predomina o lado vegetal e algum mineral, uma estrutura e persistência notáveis a revelar ainda uma juventude que não mostra a idade que o vinho tem, de grande complexidade e comprimento de boca, consegue no entanto não ser agressivo. Os taninos estão lá, bem presentes mas muito domados e bem integrados. A madeira muito discreta e sem se sobrepor a nada que não deva – estagiou 18 meses mas a madeira apenas o envolve e contribui para torná-lo mais complexo.

É um Baga magnífico, grande representante da casta no seu melhor.

Sendo um vinho lançado esporadicamente, e com esta qualidade, o preço já disparou: está no mercado a colheita de 2011 e já está nos 39 €!

Mas é um vinho fantástico, imperdível para qualquer apreciador da Baga e dos Bairrada clássicos, com aquele perfil que não cede um milímetro às modas e aos modernismos. Vai direitinho para as nossas escolhas.

Notável como, a caminho dos 12 anos, consegue estar com tanta saúde.

Um dos melhores tintos da Bairrada que já bebi!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Foral de Cantanhede Gold Edition Grande Reserva, Baga 2009 (T)
Região: Bairrada
Produtor: Adega Cooperativa de Cantanhede
Grau alcoólico: 14,5%
Casta: Baga
Preço: 32,50 €
Nota (0 a 10): 9

Comentários