No meu copo 900 - Porta dos Cavaleiros Reserva, Touriga Nacional tinto 2015; Frei João Reserva tinto 2014

Chegados ao final de mais uma centena de provas numeradas (a última antes de atingirmos o milhar), mantemos a tradição de apresentar sempre um (ou mais, quando calha) vinho especial.

Neste caso, e tendo em conta uma relação muito especial que mantemos com os vinhos das Caves São João desde há muitos anos, revisitamos uma marca também ela especial, e da qual já tivemos a oportunidade, em tempos, de provar alguns vinhos sublimes.

Eis a edição mais recente do Porta dos Cavaleiros Reserva, um monocasta de Touriga Nacional, e do Frei João Reserva tinto.

Começando pelo Porta dos Cavaleiros, ao abrir a garrafa somos apanhados de surpresa com a cor deste vinho: apresenta uma cor opaca com laivos violeta, quase retinto, que surpreende no nariz pela suavidade e na boca pela elegância.

Olhando para ele, poderíamos esperar um vinho pujante e poderoso, uma espécie de imitação dos Dão-que-querem-ser-Douro-quando-crescerem. Nada disso. Aliás, muito me surpreenderia se as Caves São João fizessem um vinho com esse perfil.

Na realidade temos aqui um Dão clássico, daqueles à moda antiga, que prima pela elegância e suavidade na prova de boca. No aroma destaca-se o carácter floral da casta, com notas de frutos do bosque que se repetem na prova de boca, em que apresenta taninos sedosos e muito redondos. Mostra uma boa amplitude sem ser muito estruturado, e a madeira aparece muito discreta, apenas no ponto necessário para transmitir algum volume e persistência.

Sendo uma das marcas clássicas do Dão e das Caves São João, continua a ser um daqueles vinhos que nos remetem para tempos passados em era importante alguma elegância e delicadeza e não as bombas de fruta, álcool e madeira que desvirtuaram o essencial nas duas décadas deste século.

Não sendo um vinho excepcional nem particularmente exuberante, mostra a melhor faceta da Touriga Nacional, muito longe daqueles exemplares exageradamente florais e algo cansativos. É um daqueles que valem sempre a pena revisitar e que mostram a essência da região tal como ela é.

O Frei João Reserva, também um clássico da casa, apresenta uma cor mais aberta, a tender para o rubi, aroma mais fechado e contido, embora com alguma profundidade.

Na boca apresenta alguma adstringência no início mas amacia rapidamente. Mostra uma boa estrutura e boa amplitude, final muito longo e bem marcado, mas sem ser agressivo.

Estagiou 6 meses em pipas de carvalho francês de 450 litros e mais 18 meses em cubas de cimento. Apresenta um óptimo potencial de longevidade, mas está já num ponto óptimo de consumo, muito bem domado.

Este é, também, um lídimo representante das melhores qualidades dos tintos da Bairrada.

Longa vida às Caves São João, no seu 101º ano de existência.

Quanto a nós, venham mais 100 provas, até ao milhar!

Saúde!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Produtor: Caves São João

Vinho: Porta dos Cavaleiros Reserva, Touriga Nacional 2015 (T)
Região: Dão
Grau alcoólico: 13,5%
Casta: Touriga Nacional
Preço em feira de vinhos: 8,49 €
Nota (0 a 10): 8

Vinho: Frei João Reserva 2014 (T)
Região: Bairrada
Grau alcoólico: 12,5%
Castas: Baga (80%), Touriga Nacional (20%)
Preço em feira de vinhos: 5,92 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeos em https://youtu.be/GXtgulXsKxo (1ª parte) e https://youtu.be/lv5zmRUERNM (2ª parte)

Comentários