No meu copo 898 - Elpídio Superior Espumante Bruto 2014

Deixemos para trás o ano de todos os perigos e começamos o ano de todas as esperanças com um brinde. Naturalmente com um vinho efervescente, este espumante bruto da Bairrada.

Baptizado em homenagem a Elpídio Martins Semedo, um dos fundadores das Caves do Solar de São Domingos em 1937, este espumante foi-me gentilmente enviado juntamente com o São Domingos Garrafeira tinto 2011, aquando do lançamento deste vinho e da subsequente prova virtual realizada on-line. Ficou a aguardar até agora para assinalar o fim-de-ano e brindar ao novo ano.

É um espumante muito bem feito, com frescura, elegância e uma efervescência estimulante, óptimo para celebrações mas essencialmente para a mesa. A sua acidez torna-o ideal para acompanhar diversos pratos e ligou na perfeição com o adequado leitão – bebida e prato que parecem ter nascido um para o outro!

E assim reiteramos os agradecimentos às Caves São Domingos por esta oferta, e brindamos a 2021 para nos traga a vida e a saúde necessárias para beber bons vinhos.

À vossa!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Elpídio Superior Espumante Bruto 2014 (B)
Região: Bairrada
Produtor: Caves do Solar de São Domingos
Grau alcoólico: 12%
Castas: Arinto, Chardonnay
Preço: 14 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeo em https://youtu.be/erhA5BfBnJA

Comentários