No meu copo 895 - Villa Alvor branco 2019

Depois do rosé e do Sauvignon Blanc, finalmente podemos falar do Villa Alvor Singular branco – mais fácil de encontrar em Lisboa do que em Portimão...

Foi escolhido um lote de quatro castas bastante curioso, dado que não é habitual juntar estas castas no mesmo vinho, mas a verdade é que o resultado foi bom.

Apresenta-se com um amarelo muito pálido, quase a tender para o incolor, e brilhante. No nariz mostra aromas de frutos cítricos e do pomar com um ligeiro toque tropical.

Na boca é muito macio e com excelente acidez, muito vivo e fresco na prova. Leve, suave, aberto, com boa persistência e com boa persistência.

Muito interessante e por um preço muito apelativo, parece excelente para os pratos regionais, em especial os pratos de mar que fica ali mesmo ao pé.

Sendo este um novo projecto da Aveleda, este Villa Alvor Singular branco não deixa ficar nada mal o seu antecessor, e confirma que os novos caminhos dos vinhos algarvios podem muito bem passar por uma linha de brancos bem interessante, mais interessante que os tintos.

Quanto aos rosés, ainda estou para perceber para onde irão cair, mas a minha aposta, para já, é claramente nos brancos.

Este entra para as nossas escolhas, porque é um vinho a acompanhar. Pelo preço que custa, é uma boa aposta.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Villa Alvor 2019 (B)
Região: Algarve (Portimão)
Produtor: Aveleda – Villa Alvor
Grau alcoólico: 12%
Castas: Arinto, Antão Vaz, Sauvignon Blanc, Verdelho
Preço: 4,49 €
Nota (0 a 10): 7,5


Vídeo em https://youtu.be/54lqB1bx0ao

Comentários