No meu copo 879 - Cabriz, Touriga Nacional branco 2018

Temos aqui em estreia absoluta este blanc de noirs de Touriga Nacional da Quinta de Cabriz. É a segunda referência em branco de tintas nos vinhos tranquilos portugueses que passa pela nossa mesa, depois das provas anteriores do Invisível de Aragonez, da Ervideira.

Tal como aquele, este é um vinho curioso, com nuances de aroma e sabor fora do comum, e que nos deixam algo indecisos acerca daquilo que estamos a provar. Os aromas predominantes da Touriga não são notados mas o carácter floral permanece e prevalece. Depois sente-se algum citrino e um certo toque melado.

Até a cor é diferente do habitual: não é cítrica nem palha, as mais comuns; é mais um tom melado a tender para o âmbar, um amarelo mais escuro a fazer lembrar os brancos mais oxidados.

Na boca tem um toque adocicado muito ligeiro, é redondo e suave tendo um final persistente mas não muito intenso.

É um vinho claramente vocacionado para pratos de peixe com algum tempero e complexidade mas mostra-se versátil e polivalente, pois apresenta uma bola acidez e bastante frescura.

Até pela originalidade que apresenta, é um vinho que vale a pena acompanhar, por um preço aceitável. Por isso entra directamente para as nossas sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Cabriz, Touriga Nacional 2018 (B)
Região: Dão
Produtor: Global Wines
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Touriga Nacional
Preço: 7,99 €
Nota (0 a 10): 8


Vídeo em https://youtu.be/F6uVvAMmR5Y

Comentários