No meu copo 846 - M.O.B. Lote 3 tinto 2016

Continuamos no Dão, agora com um tinto novo mas de perfil clássico. Depois de termos provado um dos primeiros vinhos lançados por este trio (Jorge Moreira/Francisco Olazabal/Jorge Serôdio Borges), temos agora outro tinto baptizado com a própria sigla dos seus nomes.

Produzido a partir de três castas plantadas em três vinhas situadas em Seia e Gouveia, este MOB tinto, elaborado pelos três conhecidos enólogos com raízes no Douro, apresenta-se elegante, suave e equilibrado, com aroma a frutos silvestres, muito redondo na prova de boca, com boa acidez com final macio, fazendo jus ao estilo dos melhores tintos do Dão, do tempo em que a região dava cartas no panorama nacional.

Felizmente não foi esquecida por todos, e há que prestar homenagem e estes três grandes nomes do vinho português que tentam trazê-la de novo para a ribalta.

Sobre o vinho não há muito mais a acrescentar. Tem tudo o que é preciso para se gostar dele, e lembra aqueles tintos do Dão que apresentavam aquela suavidade inigualável.

Ainda bem que assim é, sem pretensões a imitar (mal) o que se fez (mal) noutras regiões.

Nota: este é o primeiro vinho do Dão publicado neste blog com a indicação da sub-região. Sempre que o rótulo ou o contra-rótulo fizerem menção à mesma, colocaremos aqui essa indicação.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: M.O.B. Lote 3 2016 (T)
Região: Dão (Serra da Estrela)
Produtor: Moreira, Olazabal e Borges
Grau alcoólico: 13%
Castas: Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro
Preço: 8,20 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários