No meu copo 823 - Quinta do Mouro Rótulo Dourado tinto 2010

Que grande vinho! Uma completa revelação que não esperava.

Já tinha provado um Quinta do Mouro, há uns anos, mas não nesta versão de Rótulo Dourado. Este produtor tem granjeado alguma fama com os seus vinhos que representam do melhor que se faz no Alentejo, conseguindo manter um perfil clássico e típico do velho Alentejo embora produzindo vinhos num registo “fora da caixa”.

Do lote de castas apresentadas, a única que foi importada recentemente foi a ubíqua Touriga Nacional, sendo que as restantes há muito que fazem parte dos encepamentos mais tradicionais dos vinhos alentejanos clássicos.

Tudo isto para chegarmos onde? A um vinho que nos surpreendeu em toda a linha, um daqueles vinhos que nos enchem a alma e nos deixam quase sem palavras perante a excelência que estamos a saborear.

Difícil é descrevê-lo. É encorpado, robusto, pujante, persistente, com madeira discreta e bem integrada, taninos bem firmes mas macios e aveludados, fim de boca intenso e vibrante. No aroma predominam as notas de frutos vermelhos e com discreto fundo de especiarias. Além de tudo isto, é elegante e sofisticado.

Caríssimo? Sem dúvida, mas magnífico!

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta do Mouro Rótulo Dourado 2010 (T)
Região: Alentejo (Borba)
Produtor: Miguel Viegas Louro
Grau alcoólico: 14%
Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Preço: 69 €
Nota (0 a 10): 9,5


Foto da garrafa obtida através de motor de busca

Comentários