No meu copo 815 - Villa Maria Reserve Wairau Valley, Sauvignon Blanc 2017



Da França para a Nova Zelândia, revisitamos um vinho que já foi provado noutras ocasiões sempre com bastante agrado. Aliás, as primeiras aparições deste vinho em Portugal saldaram-se por um assinalável sucesso junto dos consumidores que tiveram possibilidades de experimentá-lo.

Acontece que... o vinho de que agora se fala não é exactamente o mesmo que foi provado aqui e aqui (aliás, já na última prova, aqui, este lado vegetal começou a aparecer estranhamente em excesso). Este é um Reserva de Wairau Valley, mais ou menos no centro da região de Marlborough, e apresenta-se com notas herbáceas em excesso. O primeiro impacto, tanto no aroma como no paladar, chega mesmo a ser desagradável.

Para lhe dar uma segunda (e uma terceira e uma quarta) oportunidade, deixei-o na garrafa mais uns dias, devidamente tapado. Ao fim de algum tempo aberto tornou-se um pouco mais macio e com o vegetal menos marcado, mas os dias seguintes não alteraram significativamente o panorama.

Tentei com diversos pratos a diversas refeições. Não melhorou. Aliás, provado de forma mais atenta, com menos destaque para a comida, o vegetal voltou a dominar todo o conjunto, pelo que o perfil do vinho não tinha mais para onde ir.

O vinho acaba por tornar-se um bocado enjoativo, com vegetal em excesso a sobrepor-se aos aromas tropicais que habitualmente predominam sobre os herbáceos.

Resumindo, não convenceu, e pelo preço que custou, ainda custou mais encarar este menor sucesso. Pode ser apenas uma questão de gosto, é certo, mas aqui tem-se provado o Sauvignon Blanc com deleite, sendo uma das minhas castas de eleição. Não é este, definitivamente, o perfil que se requer. É como beber um Cabernet Sauvignon a saber a pimentos: é tudo aquilo que não se quer, e é o reflexo dum vinho mal feito!

Sendo assim, da próxima vez voltarei ao tradicional, que nunca desiludiu. É pena, mas não se pode acertar sempre.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Villa Maria Reserve, Sauvignon Blanc 2017 (B)
Região: Marlborough (Nova Zelândia)
Produtor: Villa Maria Estate – Auckland
Grau alcoólico: 12,5%
Casta: Sauvignon Blanc
Preço: 15,95 €
Nota (0 a 10): 5


Comentários