No meu copo 806 - Quinta dos Aciprestes tinto 2017

Viajando agora para o Douro, revisitamos um clássico da Real Companhia Velha produzido a partir das castas Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca (surpresa: não tem Touriga Nacional).

Olhando para o portefólio da Real Companhia Velha, verificamos que nos anos mais recentes tem havido uma diversificação de marcas distribuídas por diversas quintas, em diferentes patamares de preço e com variadas composições na sua origem.

Desde os vinhos de topo da Quinta das Carvalhas, passando pelos monocasta da Quinta de Cidrô, aos vinhos da gama média ou média-alta da Quinta dos Aciprestes, até chegarmos aos vinhos de combate das marcas tradicionais como Evel e Porca de Murça, as opções são quase infinitas, tantos são os perfis dos vinhos ali produzidos (sem esquecer a gama Series, onde são produzidas pequenas quantidades de vinhos mais experimentais).

Este Quinta dos Aciprestes colheita (que por vezes chega a aparecer tão bom ou até melhor que o Reserva) mostra-se de cor granada brilhante, aroma a frutos maduros vermelhos e do bosque.

Elegante na boca, apresenta-se redondo e com taninos muito elegantes, com final suave e persistente e de boa complexidade.

Neste patamar em que nos encontramos, continua a ser uma aposta segura e que nunca nos deixa ficar mal. O preço é igualmente muito apelativo.

Excelente relação qualidade-preço e obviamente recomenda-se.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta dos Aciprestes 2017 (T)
Região: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Grau alcoólico: 14,5%
Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca
Preço em feira de vinhos: 6,54 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários