No meu copo 781 - Tormes 2018

Adquiri este vinho a partir duma das várias comunicações que recebo via newsletter, neste caso do clube de vinhos Enoteca.

Propunha-se a aquisição de 2 exemplares de 3 vinhos brancos de Verão, sendo que um deles era esta verde da sub-região de Baião, produzido por Lima & Smith.

Na verdade, foi uma surpresa... decepcionante. É certo que na última década os vinhos verdes mudaram de estilo e afastaram-se daquele estilo tradicional (que muita gente ainda pensa que é O VINHO VERDE) de vinho levezinho e com gás, pouco interessante. Agora são vinhos sérios, com diferentes formas de vinificação e estágio, e que se apresentam em muitas versões monocasta para assim mostrarem o melhor de cada sub-região.

Mas este Tormes pareceu um recuo no tempo, de uma ou duas décadas. É exactamente aquilo que os vinhos verdes já não são... que este vinho é! Fresquinho e gasoso, mas pouco mais. Desinteressante. Custa a perceber como um clube de vinhos propõe esta opção na mesma caixa com o Morgado de Sta. Catherina e o Quinta do Cerrado Reserva.

Não havia necessidade...

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Tormes 2018 (B)
Região: Vinhos Verdes (Baião)
Produtor: Lima & Smith
Grau alcoólico: 12%
Castas: Arinto, Avesso
Preço: 7 €
Nota (0 a 10): 5


Comentários