No meu copo 775 - Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2013

Aqui está mais um clássico, um vinho mais ou menos consensual. Temo-lo acompanhado ao longo dos anos e sempre se mostrou um vinho fácil de agradar, tornando-se uma referência da região e da Quinta da Alorna.

Esta pareceria entre duas castas emblemáticas, uma nacional e outra internacional, funciona sempre bem, de tal forma que também é utilizada na elaboração de rosés. No entanto, este Reserva tem apresentado algumas oscilações de colheita para colheita.

O vinho em causa, da colheita de 2013 adquirido em Outubro de 2017, pareceu algo despersonalizado. Poderá estar numa fase decrescente de evolução, mas o aroma apresentou-se discreto, sem se fazer sentir aquelas características mais típicas da Touriga e do Cabernet que encontrámos noutras colheitas.

Tal como no aroma, na prova de boca apresentou-se algo discreto em termos de corpo e estrutura, com o final a ficar algo curto.

Há anos e anos, há colheitas e colheitas, há garrafas e garrafas. Continua a ser um bom vinho, mas certamente voltaremos a encontrá-lo em melhor forma. O problema é que as expectativas já estão mais altas do que a média, e nem sempre podem ser cumpridas na totalidade.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Quinta da Alorna Reserva, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2013 (T)
Região: Tejo (Almeirim)
Produtor: Quinta da Alorna Vinhos
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon
Preço em feira de vinhos: 5,49 €
Nota (0 a 10): 7,5

Comentários