No meu copo 772 - Valle Pradinhos Reserva tinto 2016

Já há algum tempo que não tinha oportunidade de provar este vinho. Por nenhuma razão especial, apenas porque não calhou.

De facto, desde que o conheci sempre foi um vinho que me agradou, pelo seu perfil mais delicado do que o habitual, fugindo ao mais tradicional em terras durienses e transmontanas. Vai para mais de 10 anos a última prova referida aqui no blog, que não foi brilhante, mas depois dessa houve outras ocasiões não relatadas.

E foi assim que numa ocasião em que se reuniram vários comensais, e para fugir à ditadura do Douro (omnipresente) e do Alentejo, optámos por este vinho para acompanhar uns deliciosos bifes à cortador.

Na verdade, começa a tornar-se cansativo aquele tipo de vinhos super-extraídos e super-concentrados, onde já não espero encontrar nada de novo nem de surpreendente.

Este Valle Pradinhos (que agora tem a designação “Reserva” adicionada ao nome), pelo contrário, apresenta-se bem longe dum vinho que transmita as agruras da região para dentro da garrafa. Tem uma cor rubi concentrada, apresenta um aroma intenso a frutos vermelhos e do bosque, corpo médio e elegante, final persistente e estruturado mas suave.

Faz uma parceria quase perfeita com pratos de carne grelhada ou assados no forno (também já o provei a acompanhar cabrito e foi delicioso).

Não é nada caro para o prazer que nos proporciona e merece, obviamente, figurar na nossa lista de sugestões.

Kroniketas, enófilo esclarecido

Vinho: Valle Pradinhos Reserva 2016 (T)
Região: Trás-os-Montes
Produtor: Maria Antónia Mascarenhas
Grau alcoólico: 13,5%
Castas: Tinta Amarela, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional
Preço em feira de vinhos: 8,99 €
Nota (0 a 10): 8

Comentários